Tópicos em Composição e Cultura

Prof. Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail. com

Prof. convidado: Paulo Costa Lima

Sala virtual: https://meet.google.com/pge-devt-irf

Metodologia

A disciplina se desenvolverá basicamente em três etapas, que podem se interpenetrar:

Etapa 1 – Leitura e reflexão sobre os textos: Os alunos lerão os textos indicados e debateremos em sala de aula virtual.

Etapa 2 – Composição: Os alunos comporão uma obra que tenha traços de hibridação cultural, a depender de suas habilidades, para formações a sua escolha com duração entre 3 e 5 minutos.

Etapa 3 – Escrita dos papers: Ao final do processo, os alunos escreverão um paper sobre o processo onde pelo menos uma parte da fundamentação teórica seja do material estudado.

Cronograma

Reflexões

10/08 – Apresentações (Espinheira)

17/08 – Cultura (Paulo) – gravação da aula

24/08 – Hibridação – revisão Rios (Espinheira)

31/08 – Processos de Hibridação pessoais (Espinheira) – Orientação composição (Espinheira)

14/09 – Cultura (parte 2) – Paulo – gravação da aula (parcial)

  • A fazer – Planejamento compositivo da obra.
    • Entre 3 e 5 minutos;
    • Instrumentação a critério de cada um;
    • Se incentiva buscar colaborações;
    • Contemple algum processo de hibridação;

Composição
21/09 – Hibridação – quadro Rios (Espinheira) – gravação da aula

28/09 – Orientação composição (Espinheira)

05/10 – Orientação composição (Espinheira)

Sol já deve ter nascido (data provável, 14/10 – duas semanas antes ou depois)

19/10 – Artigo Orfeu (Paulo, a definir)

Paper

26/10 – Processos de Hibridação pessoais (Vinícius, a definir)

09/11 – Processos de Hibridação pessoais (Guilherme, a definir)

16/11 – Orientação Paper (Espinheira)

23/11 – Orientação Paper (Espinheira)

30/11 – Conclusão

Bibliografia

BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 

BHABHA, H. K. O Local da Cultura. Tradução: Myriam Ávila, Eliana L Reis, Gláucia R Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013. 

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. Tradução: Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 4a ed. São Paulo: Edusp, 2013. 

EAGLETON, T. A ideia de cultura. Tradução: Sandra Castello Branco. 2a ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tadeu T Silva, Guaciara L Louro. 12a ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020. 

LIMA, P. C. Cultural Perspectives in Contemporary Music: The case of the composition movement in Bahia-Brazil. Orfeu, v. 5, n. 1, 2020. 

LIMA, P. C. Cultura. In: Portal da Bahia Contemporânea. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://portaldabahiacontemporanea.com.br/artigos/cultura>. Acesso em: 1 abr. 2021

RIOS FILHO, P. Hibridação Cultural como Horizonte Metodológico para a Criação de Música Contemporânea. Mestrado—Salvador: UFBA, 2010.

%d blogueiros gostam disto: