Composição Eletroacústica I – MUSF21

Prof. Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail.com / Prof. Guilherme Bertissolo – guilhermebertissolo@gmail.com / Profª. Heather Dea Jennings / Prof. Alisson Gonçalves

EMENTA: Estudo teórico-prático das estéticas, técnicas e procedimentos da música eletroacústica produzida nos séculos XX e XXI.

OBJETIVO GERAL 

Proporcionar ao estudante autonomia na utilização de técnicas e estéticas visando a composição de obras eletroacústicas e/ou mistas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Apresentar uma visão histórica do campo de estudos;
  2. Compartilhar as principais discussões inerentes ao campo de estudos;
  3. Apresentar técnicas e estéticas;
  4. Apresentar ferramentas para a produção de obras eletroacústicas;
  5. Acompanhar e orientar os estudantes em suas obras durante o semestre.

As aulas serão online através do Meet no seguinte link fixo: https://meet.google.com/eua-xaji-wrn

Link do drive da disciplina para patches e exercícios: https://drive.google.com/drive/u/4/folders/0ANtqwkWm8u2WUk9PVA

Nesse semestre trabalharemos com o software Pure Data.

As aulas serão gravadas e todas dependem das anteriores para que se tenha uma boa curva de aprendizado.

Avaliação: A avaliação é subjetiva e processual e a nota final será uma média entre o rendimento e participação dos alunos e o trabalho final desenvolvido e apresentado.

Cronograma

Semana 1 – 14/03

Gravação: https://www.loom.com/share/8886a598c3294a2894d45e60ad99be0c 

Trabalho: baixar o Pd, instalar as dependências e fazer os primeiros testes

Semana 2 – 21/03

  • Hacklab sobre as instalações
  • Princípios básicos de programação no Pd (controle)
    • metro, random, counter, line, select, send, receive, trigger, moses, spigot, listas e coleções, operações matemáticas, etc.

Gravação: https://www.loom.com/share/b0234eafed194bc3a7cf60c0ed416e74

Trabalho: montar um cronômetro digital, ou uma árvore de natal, ou uma máquina de sorteio, ou uma calculadora de operações pós-tonais, ou um metrônomo

Semana 3 – 28/03

  • Exercícios básicos de programação no Pd (controle)
    • discussão sobre os patches

Gravação:

Parte 1: https://drive.google.com/file/d/1yO5c8u3AoyUymY-e2VcE4h8xzfSw8esp/view?usp=sharing

Parte 2: https://drive.google.com/file/d/1fN5ru2pHi0mq6SwQUOiCi3bps9tlx4F0/view?usp=sharing

Trabalho: criar patches com combinações das ferramentas de controle

Semana 4 – 04/04

  • Áudio
    • output~, vline~, osc~, phasor~, delay~, filtros, reverb, mtof, ctrlin, fiddle~, sigmund~, adc~, dac~, pan~, readsf~

Gravação: https://www.loom.com/share/61761ae01c6b41a2bed7f5827300cd76

Trabalho: construir um arpegiador simples com pelo menos 3 acordes ou uma máquina que utilize fase e defasagem com diferentes configurações ou sistema espacializador LR automático com diferentes configurações

Semana 5 – 11/04

  • Discussão sobre os experimentos
  • Síntese sonora 1 (Aditiva, subtrativa, AM/LFO, Modulação em anel, FM, wavetable)

Gravação: https://www.loom.com/share/ade3ca2539f744b383ad7da40a68f73e

Trabalho: construir um pequeno experimento com processos de síntese

Semana 6 – 18/04

  • Discussão sobre os experimentos
  • Samples (arrays, tabwrite, tabplay, tabread, readsf)
  • Bases de dados de sons

Gravação: https://www.loom.com/share/a40e005a82bf429ea0ec6d02dfc59dc0

Trabalho: experimento utilizando samples

Semana 7 – 25/04

  • Discussão sobre os experimentos
  • Processamento de sinais de entrada
    • tabwrite~, tabread~, delays, outros processamentos

Trabalho: experimento utilizando sinais de entrada

Semana 8 – 02/05

  • Discussão sobre os experimentos
  • Abstrações e subpatches
  • Visualização e medidores
  • Presets e estratégias de interação em tempo real (notas, ataques, scorefollower, etc.)
  • Utilizando controladores (teclado, controladores midi, sensores, outras interfaces)
  • Outras possibilidades de síntese

Trabalho: experimento utilizando as ferramentas apresentadas na aula

Semana 9  – 09/05

  • Discussão sobre os experimentos
  • Discussão sobre os projetos individuais

Semana 10 – 16/05

  • Projetos individuais de composição

Semana 11 – 23/05

  • Projetos individuais de composição

Semana 12 – 30/05 

  • Projetos individuais de composição

Semana 13 – 06/06

  • Projetos individuais de composição

Semana 14 – 13/06

  • Projetos individuais de composição

Semana 15 – 20/06

  • Projetos individuais de composição

Data a combinar – Concerto

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DODGE, Charles e Thomas Jerse. Computer music. 2 ed. New York: Schimer Books, 1997.

FRITSCH, Eloy. Música eletrônica: uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.

HENRIQUE, Luiz. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

MENEZES FILHO, Florivaldo. Música eletroacústica: história e estéticas. São Paulo, SP: EDUSP, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FARNELL, Andy. Designing sound. Cambridge, MA/London: The MIT Press, 2010.

HOLMES, Thom. Electronic and experimental music: technology, music, and culture. Third edition. New York: Routledge,

2008.

IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MANNING, Peter. Electronic and Computer Music. Oxford and New York: Oxford University Press, 2004.

MENEZES, Flo. Acústica musical em palavras e sons. Cotia: Ateliê Editorial, 2003.

MOORE, Richard. Elements of computer music. Prentice Hall. New Jersey, 1990.

SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos objetos musicais. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Edunb, 1993.

VASCONCELOS, José. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento, 2002.

WINKLER, Todd. Composing interactive music: techniques and ideas using Max. Cambridge/London: The MIT Press, 2001.

OUTRAS INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

HENRIQUES, Fábio. Guia de mixagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia, 2007.

RATTON, Miguel. Dicionário de áudio e tecnologia musical. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia, 2009.

RODRIGUES, Rodrigo F. Música eletrônica: a textura da máquina. São Paulo: Annablume, 2005.

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