Composição I

2021-1

MUSB10 – Composição I

Prof. Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail.com

Prof. Victor Hugo da Rocha

Geral

Para o semestre remoto a dinâmica das aulas será ligeiramente diferente:

Cada uma das aulas, em geral, será dividida em três etapas: 1) teórico-técnica (em vídeo); 2) Comentário das audições (síncrona) ; 3) discussão dos exercícios (síncrona).

As aulas síncronas serão pelo Google Meet: https://meet.google.com/nzm-bzfx-keo

As resenhas das audições devem ter comentários escritos que contenham: 1) ano de nascimento e morte do compositor e ano em que a peça foi composta; 2) principal corrente composicional a qual está associado; 3) comentários breves sobre a obra com suas impressões e o que tenha percebido composicionalmente interessante.

A avaliação é processual e todos os exercícios estarão sendo avaliados. Além desses, serão feitos dois trabalhos de composição. As datas de entrega dos trabalhos são inadiáveis. Os trabalhos devem apresentar parte dos conteúdos estudados.

OUÇA SEM MODERACÃO

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma sujeita a modificações.

Março

dia 3 (aula síncrona)

  • Apresentação: Apresentação do curso, Composição musical, Música contemporânea (o que é música e quando é música?)
  • Audições: Cage, 4’33”; Penderecki, Trenody for the Victims of Hiroshima; Lindembergue, O Vôo do Colibri; Nancarrow, Study for Player Piano No. 3; 
    músicas do mundo
  • A fazer para a próxima aula:

dia 10

dia 17

dia 24 

dia 31

Abril

dia 7

dia 14

dia 28 (Victor Hugo)

  • Teoria: Controle de alturas (escalas diatônicas, outras escalas);
  • A fazer para a próxima aula:

Maio

Dia 5

  • Teoria: Controle de alturas (bitonalismo, politonalismo);
  • A fazer para a próxima aula:

dia 12

  • Teoria: Controle de alturas  (atonalismo, serialismo, Teoria Pós-tonal);
  • A fazer para a próxima aula:

dia 19

dia 26

Junho

dia 2

  • A fazer para a próxima aula: Finalização do trabalho

dia 9

  • Entrega do trabalho final 
    • 5 minutos;
    • Formação: ??????;
    • utilizar os conteúdos trabalhados no semestre.

Links úteis

Flauta: http://www.sfz.se/flutetech/index.htm,
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com/index.php?option=com_content&view=section&id=1&Itemid=8,
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf

Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/

Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html

Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html

Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html

Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/

Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/

Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone

Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba

Violino: http://extendedtechniques.com/

Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm

Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/

Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1

Harpa: http://jpharp.com/composition.html

Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html

Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm

Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html

Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: