Composição II

2018-2

MUSB11 – Composição II

Prof. Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail.com

Geral

As aulas serão divididas em: 1) teórico-técnica; 2) Audições comentadas; 3) apresentação dos exercícios, distribuídas de acordo com a necessidade.

A avaliação é processual e todos os exercícios estarão sendo avaliados. Além desses, serão feitos três trabalhos de composição. As datas de entrega dos trabalhos são inadiáveis. Os trabalhos devem apresentar parte dos conteúdos estudados.

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma sujeita a modificações.

Agosto

dia 29

  • Apresentação;
  • Aspectos temporais (Pulso, ritmo e métrica no séc. XX – Uma abordagem preliminar);
  • Audições: Prélude à l’après-midi d’un Faune – Debussy;
  • A fazer:
    • 1 minuto para flauta, oboé, clarinete e fagote;
    • compasso simples sendo que tem que burlar a sensação de pulso.

Setembro

dia 5

  • Aspectos temporais (Forma no sec. XX – Uma abordagem preliminar)
  • A fazer:
    • 1 minuto para flauta, oboé, clarinete e fagote;
    • compassos alternados;
    • motivos que se transformam com as alterações dos compassos.

dia 12

  • Teoria Pós-tonal (notação por inteiros, equivalência de oitavas, mod. 12, classes de notas e de intervalos, conjuntos de classes de notas, transposição)
  • A fazer:
    • 1 minuto para flauta, oboé, clarinete e fagote;
    • sem compasso;
    • notação proporcional;
    • entradas por marcas de tempo.
  • TRABALHO 1 – Juntar às duas partes anteriores.

dia 19

  • Teoria Pós-tonal (Vetor classe-intervalar, conjuntos de classes de notas, forma normal, transposição, inversão, classes de conjuntos, forma prima)
  • A fazer: Exercício –  Planejamento e parcial do trabalho 2

dia 26

  • Audição: Berio – Sinfonia;
  • Exercício em sala
  • Exercício: parcial do trabalho 2

Outubro

dia 3

  • Audição: Ravel – Pavane pour une Infante Defunte
  • Exercício: parcial do trabalho 2

Outubro

dia 10

  • Exercício: Parcial do trabalho 2

Dia 17 – CONGRESSO DA UFBA

dia 24

  • Entrega do Trabalho 2
    • Concurso OSUFBA – categoria Câmara;
    • 1 flauta + piccollo (opcional); 1 oboé; 1 clarineta; 1 fagote; 1 trompa; 1 trompete; 2 trombones; Tuba; Tímpanos; Percussão; 1 Harpa, 1 Piano, Cordas (4 Vl I, 4 Vl II, 3 Vla, 3 Vc, 1 Cb).

    • 5 minutos.

dia 31

  • Audição:
    • In Advance of Broken Time… (Dalbavie)
    • Eshu: la porte des enfers (Paulo Chagas)
  • Planejamento da peça final

Novembro

dia 7

dia 14

  • Audição: Gubaidulina – Viola Concerto (Orquestra + quarteto scordatura – 1/4 de tom)
  • Trabalho:
    • Parte B

dia 21

  • Audição: Czernowin – Sahaf e String Quartet
  • Trabalho:
    • Parte C

dia 28

  • Audição: Tatiana Catanzaro – Ijareheni
  • Trabalho:
    • Parte A”

Dezembro

dia 5

  • Audição: Lutoslawski – Livre pour Orchestre e Concerto para Piano
  • Trabalho:
    • Parte B”

dia 12 – Entrega do trabalho final 

Unir todas as partes anteriores. Pensar nas diferentes formas de transição (degradê, corte abrupto, rarefação).

  • 5 minutos;
  • Tenor, Clarinete Bb, Trombone, Vibrafone e Violoncelo;
  • 5-25 (02358);
  • A | B | C | A’ | B’
    • A – 82″ (Métrico – deslocar/evitar o pulso)
    • B – 54″ (34″|20″) (troca constante de métrica)
    • C – 27″ (sem métrica e pulso)
    • A’ – 54″
    • B’ – 82″ (51″|31″)

dia 19 – Resultado final

%d blogueiros gostam disto: