Composição III

2019-1

MUSB12 – Composição III

Prof. Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail.com

Geral

As aulas serão divididas em: 1) teórico-técnica; 2) Audições comentadas; 3) apresentação dos exercícios, distribuídas de acordo com a necessidade.

A avaliação é processual e todos os exercícios estarão sendo avaliados. Além desses, serão feitos três trabalhos de composição. As datas de entrega dos trabalhos são inadiáveis. Os trabalhos devem apresentar parte dos conteúdos estudados.

Proposta:

A proposta, a ser discutida com os alunos no início do semestre, é voltar o foco para determinados aspectos da música contemporânea, além de aprofundar e dar continuidade ao que foi trabalhado nos semestres anteriores:

  1. Música concreta, eletrônica, eletroacústica, acusmática e mista;
  2. Áudio (captura e processamento);
  3. Música mista – fixa x tempo real;
  4. Espacialização.

Aprofundar:

  1. Teoria Pós-tonal (Pós-tonalidade triádica e projeção compositiva);
  2. Aspectos rítmicos e métricos;
  3. Planejamento e forma.

Cronograma

Essa proposta de cronograma será completada e modificada durante o processo de composição do curso.

Março

dia 13

  • Apresentação e discussão das propostas;
  • Música concreta, eletrônica, eletroacústica, acusmática e mista;
  • Audições: Stockhausen – Elektronische Musik (excertos)

dia 20

  • Áudio (problemas técnicos);
  • Audição: Variadas (excertos)
  • Compartilhamento processo criativo – Berimbau

dia 27

  • Áudio (captura e processamento);
  • A fazer: Planejamento e parcial do trabalho 1

Abril

dia 3

  • Síntese sonora (Teorema de Fourier, síntese aditiva, subtrativa, AM e FM)
  • Audições diversas (pequenos excertos)
  • A fazer: Parcial do trabalho 1

dia 10

  • Audição: Davidovsky – Synchronisms n. 1 e Saariaho – NoaNoa
  • Teoria Pós Tonal – Projeção Compositiva
  • Guia de Sugestões Compositivas – Dimensão Horizontal – Protomelodia
  • Entrega do trabalho 1
    • 3 minutos – peça eletroacústica, suporte fixo.

dia 17

  • Audição: Ramos – Paulo Rios Filho
  • Teoria Pós Tonal – Guia de Sugestões Compositivas – Dimensão Horizontal – Protomelodia (dúvidas e exercícios)

dia 24

  • Audição: Berimbau
  • Pós-tonalidade triádica
  • Teoria Pós Tonal – Guia de Sugestões Compositivas – Dimensão Vertical – Aspectos Harmônicos e Texturas

Maio

dia 8

  • Audição e análise: Oxowusí – Espinheira
  • Planejamento (usando Teoria Pós-tonal) e parcial do trabalho 2

dia 15

  • Paralisação

dia 22

  • Teoria Pós Tonal – Guia de Sugestões Compositivas – Dimensão Vertical – Aspectos Harmônicos e Texturas (dúvidas e exercícios)
  • Entrega do Trabalho 2 – Quarteto de Cordas (4 minutos)

dia 29

  • Audição:
  • Parcial do trabalho final

Junho

dia 5

  • Audição:
  • Parcial do trabalho final

dia 12

  • Audição:

dia 19 – Entrega do trabalho final 

    • Peça mista – 7 minutos

Julho

dia 3 – Resultado final

%d blogueiros gostam disto: