LEM IV

2019-2

Ementa

Estudo da harmonia cromática, da construção de frases musicais e suas combinações. Estudo de formas musicais de estrutura única, binária e ternária. Apreciação de obras musicais referentes aos elementos estudados. (antiga)

Conteúdo programático

  1. A Forma Sonata
    • Aspecto Geral da Forma Sonata
    • Seção da Tonalidade Principal
    • A transição
    • Seção da Tonalidade Secundária
    • Continuação da Seção da Tonalidade Secundária (Tema ou Grupo de Temas de Fechamento)
    • Seção de Desenvolvimento
    • Recapitulação
    • A introdução
    • A Coda
    • Modificações da Forma Sonata (sonatina, sonatina ampliada, sonata rondo)
  2. O Concerto
    • Movimentos Externos do Concerto Barroco; O Movimento do Concerto Grosso
    • Forma do Movimento do Concerto Grosso
    • O Primeiro Movimento do Concerto Clássico: A Forma Concerto-Sonata
    • O Terceiro Movimento do Concerto Clássico: Forma Concerto-Rondo
    • Nota Histórica Sobre o Concerto Após Beethoven

Avaliação

A avaliação nesta disciplina é realizada mediante 3 provas. As provas são compostas por questões de análise e têm como objetivo avaliar o aprendizado dos conteúdos da disciplina. O critério de correção é subjetivo, como o próprio conteúdo da disciplina. O conteúdo das provas é acumulativo.

CRONOGRAMA

Agosto

6 – Apresentações e revisões (harmonia e forma)

8 – Aspecto Geral da Forma Sonata (resumo Green) e Clementi Op. 1 N. 5

13 – Mozart K 333

15 – Seção da Tonalidade Principal e Haydn XVI/32 N. 47 Si menor

20 – Mozart K 545

22 – A transição e Mozart K 280

27 – Haydn XVI/52 N. 5 Mi Bemol

29 – Seção da Tonalidade Secundária e Haydn XVI/23 Fá Maior

Setembro

3 – Continuação da Seção da Tonalidade Secundária (Tema ou Grupo de Temas de Fechamento) e Mozart K 283

5 – Mozart K 570

10 – Mozart K 576

12 – Revisão

17 – Avaliação 1

19 – Correção da avaliação 1 e Beethoven Op. 2, n. 1

24 – Beethoven Op. 14, n. 2

26 – Paralisação

Outubro

1 – Beethoven Op. 2, n. 3

3 – Coda e Beethoven Op. 28, n. 15

8 – Beethoven Op. 2, n. 2

10 – Introdução e Beethoven Op. 81a

15 – Desenvolvimento e Beethoven Op. 14, n. 1

17 – Beethoven Op. 10 n. 2

22 – Beethoven Op. 10 n. 3

24 – Beethoven Op. 22

29 – Avaliação 2

31 – CONGRESSO DA UFBA

Novembro

5 – Correção da avaliação 2

7 –  Beethoven – 5ª Sinfonia

12 – Mozart k 465

14 – Mozart – Sinfonia Nº 40 – K 550 

19 – Beethoven Quarteto Op. 18, n. 1, mov. 1

21 – Hindemith, Piano Sonata n. 2

26 – CANCELAMENTO (chuva) – Beethoven op. 96, n. 10

28 – Revisão e correção da sonata da aula passada

Dezembro

3 – Avaliação 3

5 – 2ª chamada e entrega do trabalho

 

Bibliografia

Principal

Zamacois, Joaquim. Curso de formas musicales : con numerosos ejemplos musicales.
Barcelona: Editorial Labor Espanha, 1960.

Kostka, Stefan e Payne, Dorothy. Tonal Harmony. Nova York: Alfred A. Knopf, 1989.

Auxiliar

Aldwell, Edward e Schachter, Carl. Harmony and Voice Leading. 2a ed. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1989.

Bitsch, Marcel e Gallon, Noël. Traité de contrepoint. Paris: Durand, 1964.

Forte, Allen. Tonal Harmony in Concept and Practice. 3a ed. Nova York: Holt, Rinehart & Winston, 1979.

Green, Douglass. Form in Tonal Music. An Introduction to Analysis. Chicago: Halt, Rinehart & Winston, 1979.

Grout, Donald Jay. A History of Western Music. 3a ed. com Claude Palisca. Nova York: W.W. Norton, 1980.

Koechlin, Charles. Traité de l’Harmonie. 3 vol. Paris: Max Eschig, 1946.

Kohs, E. B. Musical Form: Studies in Analysis and Synthesis. Boston: Houghton Wifflin, 1976.

Michels, Ulrich. Atlas de música. Madrid: Alianza, 1982.

Randel, Don Michael. Harvard Dictionary of Music. Belknap Press, 2003.

Rosen, Charles. The Classical Style. 2 ed. Nova Iorque: Norton, 1997

_____. Sonata Forms. 2 ed. Nova Iorque: Norton, 1988.

Sadie, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: MacMillan, 1980.

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