LEM V

2020.1

MUSA073 – Link para o conteúdo programático

Professor: Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail.com

Avaliações:

  1. Serão realizadas três avaliações: 1ª) avaliar o aproveitamento da primeira etapa, de caráter compositivo (critérios de correção); 2ª) avaliar o aproveitamento da segunda etapa, de caráter analítico; e 3ª) avaliar o aproveitamento geral, de caráter compositivo.
  2. Cada avaliação vale 10 pontos e a nota final será a média simples das avaliações;
  3. O trabalho final será feito com acompanhamento dia-a-dia do professor. Não será aceito, em hipótese alguma, o trabalho que não passe por, pelo menos, três consultas em sala de aula.

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma para o semestre. O conteúdo das aulas poderá ser modificado de acordo com a necessidade e eventualidade.

Março

2 – Apresentação e revisão de harmonia

4 – 1ª espécie (a duas vozes) – resumo do Kennan (todas as espécies)

9 – Exercícios

11 –  2ª espécie

16 – Exercícios

18 – 3ª espécie

23 – Exercícios

25 – 4ª espécie

30 – Exercícios

Abril

1 – Contraponto livre

6 – Exercícios

8 – Contraponto livre (sem cantus firmus estático) – Exercício

13 – Exercícios

15 – Exercícios

22 – Revisão

27 – Avaliação 1

29 –  Correção da prova

Maio

4 – Invenção – resumo Kennan – Análise – Invenções à duas vozes (JS Bach) – Invenção 1

6 – Análise – Invenções 4 e 5

11 – Análise – Invenções 6 e 8

13 – Análise – Invenções 13 e 15

18 – Análise

20 – Invenções a 3 vozes – Análise – Invenção 1

25 – Análise – Invenções 3

27- Análise – Invenções 15

Junho

1 – Avaliação 2

3 – Linha melódica – resumo do capítulo do Kennan e Consulta trabalho final

8 – Desenvolvimento motívico e contraponto inversível e Consulta trabalho final

10 – Consulta trabalho final

15 – Consulta trabalho final

17 – Consulta trabalho final

29 – Consulta trabalho final

Julho

1- Segunda Chamada e Entrega do trabalho final (Avaliação 3)

6- Resultado final

 

TRABALHO FINAL

Pequena Invenção à duas vozes

Pré-requisitos:

  1. Compasso ternário ou quaternário e sujeito de, no mínimo, 1 compasso completo.
  2. Os episódios devem ter, no mínimo quatro compassos.

Forma mínima:

  1. Exposição – Na altura da tônica e da dominante
  2. Episódio 1 – Modulação para V ou III
  3. Re-exposição 1 – Tonalidade V ou III
  4. Episódio 2 – Modulação vi ou v
  5. Re-exposição 2 – Tonalidade vi ou v
  6. Episódio 3 – Modulação I
  7. Exposição final em I
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