Seminários em Composição

2020-1

MUS525 e MUSE09 – Seminários em Composição II e IV

Prof. Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail.com

Metodologia

  • As aulas sobre composição no séc. XXI serão dialógicas abordando pontos de interesse comum dos participantes;
  • A cada aula um dos participantes trará uma obra que dialogue com as discussões do seminário para audição e posteriores comentários;
  • Os produtos esperados são uma obra para conjunto de câmara e um paper sobre ela;
  • A obra e o paper serão acompanhados e discutidos diariamente;
  • A avaliação é processual e realizada diariamente.

 

Cronograma

Ideia: 1) tentar encontrar alguns pontos em comum de interesse e trabalhar com esses tópicos teóricos nas primeiras aulas; 2) compor uma obra que dialogue com esse conteúdo; 3) escrever um paper (ANPPOM) sobre essa obra.

Março

3- Fórum Permanente PPGMUS

10- Apresentações e definições

17- Processos – Pesquisa inicial

  • Audição: Webern – Op 27-1 – Dennis

24- Processos

  • Audição: Ícaro

31- Processos

  • Audição: Alexandre

Abril

7- Processos

14- Processos

28- Composição

Maio

5- Composição

12- Composição

19- Composição

26- Composição

Junho

2- Artigo

9- Artigo

16- Artigo

30- Artigo

Julho

7- Artigo e Resultado Final

Idéias

Links (processos composicionais)

Paper

  • Geral sobre processos
  • Tentativa de categorização
  • Foco nos processos referentes a um parâmetro (textura, por exemplo)
  • Exemplificação com as obras escritas

 

Definição de Reynolds – processos através dos quais o compositor liga o menor (material) ao maior (forma), assegurando que os dois não se tornem estranhos (REYNOLDS, 2002).

  • Processos estabelecidos
  • Processos – fases -> Pré-compositiva – implementação

http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/6848.htm

http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_fe757c1568f3a7f567d19141437a0815

Strizich – Texturas na Música do Pós-guerra

%d blogueiros gostam disto: