UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE MÚSICA
DEPARTAMENTO DE MÚSICA
Disciplina: MUSB13 – Composição IV
Professor: Alexandre Espinheira (alespinheira@gmail.com)
Ementa:
Estudo e prática de Técnicas Composicionais – manipulação e exploração de elementos musicais do século XX, politonalismo, pós-tonalismo, atonalismo, serialismo, aleatorismo e audição comentada de obras representativas do século XX, com ênfase em obras de pequenas dimensões.
Para Ouvir!
Sem parcimônia…
Trabalhos:
Serão aprofundados os tópicos vistos no primeiro semestre: 1) ritmo e métrica; 2) introdução à Teoria Pós Tonal; 3) texturas e deslocamento de massa sonora no espaço de alturas.
A cada semana serão passadas as diretrizes para a realização de cada etapa.
Os trabalhos devem ser entregues finalizados nas datas marcadas. Todos os trabalhos serão acompanhados e cada etapa (consulta) vale 0,5 ponto. Nos trabalhos será avaliado: 1) o cumprimento das diretrizes; 2) a qualidade técnica. Os trabalhos finalizados devem ser entregues impressos.
Trabalho 1 – Orquestra de cordas (5 minutos) – Revisão de instrumentação (cordas) – consulte o tutorial de Bordini para dúvidas sobre Teoria Pós-tonal.
Etapa 1- Escolha um dos conjuntos de três ou quatro classes de notas da lista de Straus. Componha uma seção com cerca de 1 minuto baseada no gráfico disponibilizado aqui com as seguintes características: 1) métrica, com pulso regular; 2) melodia acompanhada baseada em um único motivo. Como de trabalho melódico veja a sugestão 1 da seção Protomelodia do Guia de Sugestões Compositivas.
Etapa 2- Ainda utilizando o mesmo conjunto, componha uma seção amétrica, usando blocos de segundos e caixas de repetição (e/ou outras estratégias equivalentes). Essa seção deve ser motivicamente relacionada com a primeira mas, ao contrario da anterior, não deve ter melodias claras (priorizar texturas). Além disso, veja a sugestão 4 da seção Protomelodia do Guia de Sugestões Compositivas para gerar uma certa variedade no material já utilizado.
Etapa 3 – Ainda utilizando o mesmo conjunto e/ou as alternativas de conjuntos geradas pelo processo da etapa anterior, componha uma seção de aproximadamente um minuto com as seguintes características e baseada no gráfico disponibilizado aqui: 1) com estrutura métrica mas utilizando pausas e ligaduras para burlar o pulso; 2) essencialmente textural, utilizando a sugestão 2 da seção Aspectos Rítmicos e Métricos do Guia de Sugestões Compositivas. Uma boa ideia pode ser usar uma série derivada.
Etapa 4 – Componha uma seção com as seguintes características: 1) melodia acompanhada; 2) a melodia deve ser uma variação do material melódico utilizado na etapa 1; 3) o acompanhamento deve ser derivado e ter as mesmas características das seções da etapa 2 ou da etapa 3.
Trabalho 2 – Flauta, clarinete em Bb, saxofone tenor, violão, bandolim, 2 violinos, 2 cellos e 1 percussionista (ou parcial de, no mínimo 6 instrumentistas – 7 minutos) – lista dos instrumentos de percussão: Agogô, berimbau, caxixi, atabaque (2), tontons (4), pratos (2), caixa-clara, bombo, triângulo, temple-blocks, bongo, glockenspiel.
Para 13/12 – trazer um planejamento seccional da obra que contemple os assuntos abordados durante o semestre (1- ritmo e métrica; 2- introdução à Teoria Pós Tonal; 3- texturas e deslocamento de massa sonora no espaço de alturas – direcionalidade). No planejamento devem constar cinco etapas (a peça não necessariamente deve ter cinco seções) a serem apresentadas a cada aula-consulta de acordo com o cronograma abaixo.
Cronograma:
18/10 – apresentação
25/10 – Consultas | trabalho 1
01/11 – Consultas | trabalho 1
08/11 – Consultas | trabalho 1
15/11 – FERIADO
22/11 – Consultas | trabalho 1
29/11 – Consultas | trabalho 1
06/12 – Entrega trabalho 1
13/12 – Consultas | trabalho 2
20/12 – Consultas | trabalho 2
27/12 – RECESSO
03/01 – RECESSO
10/01 – Consultas | trabalho 2
17/01 – Consultas | trabalho 2
24/01 – Consultas | trabalho 2
31/01 – Consultas | trabalho 2
07/02 – Entrega trabalho 2